Integrada no programa Távora 100 – Comemorações do Centenário de Nascimento do Arquiteto Fernando Távora, a exposição “O valor permanente da obra de Fernando Távora”, com curadoria de Vincenzo Riso e Ana Luísa Rodrigues, inaugura dia 18 de novembro de 2023 pelas 15h00 na Sede da Assembleia de Guimarães.
No ano académico 2015-2016, no âmbito da Unidade Curricular Atelier de Projeto (5° ano do curso MIARQ), foi desenvolvido o tema da conservação do património moderno, assumindo como caso de estudo o Mercado Municipal de Santa Maria da Feira, da autoria de Fernando Távora. Posteriormente, no ano de 2021–2022, o edifício sede da Assembleia de Guimarães, também de Fernando Távora, foi alvo de semelhante exercício. Com base na ideia geral de que estudar um edifício para definir as intervenções destinadas à sua conservação é também uma forma de o conhecer profundamente, o estudo destas duas obras ensaia uma reflexão acerca das qualidades absolutas da obra de Fernando Távora, aqui especificamente reconhecida na correspondência entre princípios de idealização da construção e a sua realidade material. Assim, propõe-se uma exposição com os resultados dos trabalhos escolares desenvolvidos.
A exposição mostra estudos desenvolvidos por estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura da EAAD-UM, no âmbito da U.C. Atelier de Projeto (5º ano), sob o tema da conservação do património Moderno. Os estudos que compõem a exposição ensaiam uma reflexão acerca das qualidades absolutas da obra de Fernando Távora, especificamente reconhecida na correspondência entre princípios de idealização da construção e a sua realidade material.
A exposição, com organização da Assembleia de Guimarães (Rui Vítor Costa) e da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (Bruno Figueiredo) (EAAD/UMinho) e com apoio da Câmara Municipal de Guimarães e do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), estará patente na Sede da Assembleia de Guimarães, até 20 de janeiro de 2024, de segunda-feira a domingo, das 13h00 às 22h30.
18 Novembro 2023 – 20 Janeiro 2024
Sede da Assembleia de Guimarães
Exposição
O Valor Permanente da Obra de Fernando Távora
Observado através do Projeto de Conservação das suas Obras
Organização
Escola de Arquitectura, Arte e Design
da Universidade do Minho
Coordenação
Vincenzo Riso (coord)
Ana Luísa Rodrigues
João Rosmaninho
Apoio
Câmara Municipal de Guimarães
Assembleia de Guimarães
Lab2PT